Hidratação, exercícios e produtividade. Qual a relação?

 

24 Out

Convidamos o consultor esportivo Guilherme Sarmento(@guilhermesarmento) para escrever um artigo que relaciona exercício físico, hidratação e produtividade. O texto você confere abaixo. Obrigado, Guilherme! Parabens pelo trabalho!

 

Saúde e Produtividade: Investimento de ponta!

Por Guilherme Sarmento

 

Procrastinar, reclamar, dar desculpas, enrolar, adiar as obrigações, dispersão, não conseguir evoluir, atingir metas, cumprir prazos...

São inúmeras as características que posso citar e que torna fácil reconhecer o perfil de pessoas improdutivas.

Para mudar um perfil ou comportamentos, primeiro precisamos compreender quais são as causas do problema, para enfim conseguir combatê-lo e solucioná-l0.

Exercício físico e produtividade possuem uma relação bem mais próxima do que se pode imaginar. Hoje, pouco menos de 40% dos brasileiros realizam algum tipo de atividade física e a OMS (Organização Mundial de Saúde) alerta que na América Latina e no Brasil esses números só crescem. Além de ser um fator de risco para doenças como diabetes, hipertensão e até câncer, o sedentarismo associado ao estresse, maus hábitos alimentares e excesso de peso/obesidade, também ocasionam a queda da produtividade no trabalho e nos estudos. Acumulando por todos estes fatores, as características citadas anteriormente.

Sabe aquelas pessoas que costumam dizer: “Hoje o dia voou e não consegui fazer quase nada, e olhe que não tive tempo nem para beber água!” Um fato que poucos sabem, mas que afeta a produtividade é a péssima hidratação. Cerca de 77% do nosso cérebro é feito de água e uma pessoa em condições normais precisa em média de 2 a 3 L/dia para permanecer hidratado. Água não é fundamental para nosso corpo apenas no transporte de oxigênio e nutrientes para as células, funcionamento renal e crescimento ou recuperação muscular, mas também para o nosso cérebro, e um dos principais fatores de desidratação é falta de atenção!

Quer ser mais produtivo? Quer melhorar seus níveis de desempenho?

Exercício físico regular, alimentação saudável, com menor consumo de produtos industrializados e o implemento de cuidados diários podem elevar consideravelmente o seu nível de atenção, foco, concentração, eficiência, capacidade de resolver problemas (fatores fundamentais e diretamente ligados ao aumento da produtividade) e diversos estudos tem comprovado que esta aliança caminha lado a lado.

Colocar o corpo para se movimentar reflete no seu desempenho pessoal, profissional e, consequentemente nos resultados que você não tem alcançado ou no rendimento mental que você deseja atingir. Exercício, alimentação saudável e boa hidratação é investimento de ponta para sua saúde. Torne quem hoje pode estar sendo seu vilão no seu maior aliado!